Como seu cachorro dorme?

Como seu cachorro dorme?

Entenda o que as posições escolhidas pelos cães para dormir significam

Cachorros adultos dormem, em média de 12 a 14 horas/dia. Filhotes e velhinhos costumam dormir ainda mais. No dia a dia, testemunhamos diversas poses desses peludos dorminhocos. Mas o que as posições mais comuns significam?
Vamos descobrir o que a ciência diz:

O Leão
Se você vir um cachorro de olhos fechados com a cabeça em cima das patas da frente, é provável que ele esteja só descansando, e não dormindo profundamente, explica o Dr. Stanley Coren, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e autor de vários livros, incluindo “Os cachorros sonham?”.

De lado
Essa é a postura mais comum do sono profundo e significa que o cachorro está relaxado, além de mostrar bom nível de confiança no ambiente. Muitos começam a soneca na pose de leão e, quando caem no sono, ficam de lado. Sempre ofereça um local em que seu cachorro possa dormir bem esticado.

A rosquinha
Quando os cachorros se enrolam em forma de bolinha, pode significar uma tentativa de regular a temperatura corporal e também de se sentirem menos vulneráveis, segundo a Dra. Katherine Houpt, da Universidade de Cornell (EUA), que analisou o sono de cachorros em abrigos.

O super-homem
Há sinais de que essa pose também se relaciona com a temperatura. A pelagem da barriga não é tão boa isolante quanto a do resto do corpo, então o bichinho se aproveita disso para obter sensação de frescor. A Dra.Houpt explica que a pose é mais comum em raças pequenas do que nas médias e grandes.

O aconchegado
Se o cachorro está sempre se aconchegando em você e outros bichos da casa, há uma explicação simples: memória da infância. Filhotes têm mais dificuldade em manter a temperatura corporal do que adultos. Quando se aproximam dos irmãos, da mãe ou de pessoas, têm uma sensação de conforto. Essa lembrança de bem-estar motiva muitos doguinhos a continuarem buscando o aconchego para dormir. Fofo, né?

Fonte: petMD (www.petmd.com), uma das maiores bibliotecas de informações sobre saúde animal aprovadas por veterinários. Tradução de Tia Lets. <3

Comentários do Facebook
Nenhum comentário

Deixe um Comentário