O serviço de pet sitting é realizado na sua casa, por um profissional qualificado especificamente para o cuidado de animais de estimação. Ele pode ser utilizado durante viagens e também para auxiliar tutores que passam muitas horas fora de casa.
É importante destacar que eu obtive, em 2019, a certificação CPPS-Certified Professional Pet Sitter®, aplicada pela Pet Sitters International (PSI). O CPPS® é o único exame de certificação para pet sitters baseado em avaliação de conhecimento. O candidato, para ser aprovado, deve ainda aderir aos padrões de qualidade e código de conduta e ética da PSI. Hoje, na América do Sul, sou a única profissional com essa certificação. 🐈🏠🐕
Dispensa seu deslocamento e preocupações com horários de levar e buscar seu pet;
O animal não sofre com mudanças de ambiente e rotina;
Você tem a certeza de que seu animal terá as necessidades de higiene, medicação, segurança e alimentação atendidas de forma impecável, porque o profissional estará lá exclusivamente para cuidar do seu bichinho;
Você tem a comodidade de ter alguém para abrir e fechar as janelas da casa, molhar plantas e deixar alguma luz acesa, se essa for a sua preferência;
Cuido do seu gato ou cachorro como se fosse meu, com todo o carinho do mundo e com atividades (passeios, brincadeiras, escovação) adequadas ao perfil e aos hábitos dele; e ainda envio relatórios e fotos.
Vale lembrar que treinar um cão ou gato não corresponde à definição de pet sitting, de acordo com a Associação Internacional da Categoria, a Pet Sitters International. No entanto, é importante que o profissional escolhido tenha conhecimentos sólidos sobre comportamento felino e canino, a fim de ser capaz de tomar atitudes adequadas diante de diversas situações.
Pensando nisso, realizei cursos presenciais em São Paulo e hoje desenvolvo também consultoria de comportamento e manejo ambiental. Um excelente indicativo de que você está lidando com um profissional qualificado de pet sitting é observar se ele transmite conhecimento embasado cientificamente e voltado ao bem-estar do animal.
Uma confusão comum acontece com o serviço de hospedagem domiciliar de pets, que exige a retirada do animal do seu ambiente habitual. É importante que você saiba, portanto, que eu vou até sua casa para cuidar de seu bichinho. Não realizo hospedagem na minha casa.