O que estou fazendo de errado com a caixa de areia do meu gato?

O que estou fazendo de errado com a caixa de areia do meu gato?

Identifique os erros mais comuns e ajude seu gatinho a amar a caixa de areia novamente

 

Se os gatos pudessem fazer um blog, eles certamente destacariam três crimes relativos às caixas de areia:

icone - list - patinhaCaixas muito pequenas – gatos querem farejar e investigar, depois se virar, cavar e cobrir o que fizeram. Esse é um comportamento básico para a maioria dos gatos. Mesmo para um gatinho de tamanho médio, quanto maior a caixa, melhor.
icone - list - patinhaCaixas sujas – os dejetos devem ser retirados das caixas no mínimo diariamente; e com ainda mais frequência se houver mais de um gato na residência.icone - list - patinhaCaixas em pouca quantidade e de difícil acesso – a regra é ter uma caixa a mais que o número de gatos. Então, se você tem três gatos, isso significa quatro caixas. Se você tem seis gatos, isso significa sete caixas (pelo menos). Tenha em mente que três caixas juntas em um cômodo, do ponto de vista do gato, são apenas uma caixa gigante. Além disso, embora a maioria dos bichanos prefira privacidade (e quem há de julgá-los?), as caixas não devem ficar muito longe da convivência da família. Também NÃO devem ficar perto de janelas em que ruídos altos são frequentes ou áreas junto a eletrodomésticos barulhentos. Se assustados, alguns gatos podem instantaneamente ter uma aversão a esse local e até mesmo à caixa.

Beleza, agora já sabemos os erros mais comuns. Mas há outras coisas MUITO IMPORTANTES a se considerar quando se trata de gatos e problemas de caixa de areia:

  1. Fazer xixi ou cocô fora da caixa de areia NÃO é vingança

Gatos nunca têm acidentes relacionados a xixi e cocô por maldade. Então, o que está acontecendo? A resposta, na maioria dos casos, é uma razão médica. É preciso excluir qualquer possibilidade de problema de saúde, antes de partir para outras explicações. De toda forma, o gato nunca está sendo vingativo ou fazendo pirraça, ele está apenas tentando lidar com algum incômodo.

  1. Verifique se você está usando as caixas mais adequadas para cada caso

Uma regra de ouro é: várias caixas em vários lugares, com bastante espaço para movimentos e fácil de entrar. Para gatinhos com menos de dois meses, as caixas pequenas, com as bordas mais baixas, são melhores. Uma vez que eles atingem os dois ou três meses, tornam-se verdadeiros artistas de circo e já podem usar caixas maiores. A exposição positiva precoce a vários tipos de caixas e substratos (areias variadas) é uma boa ideia para que eles aceitem essa variação ao longo da vida. Quando temos um caso de gatinho jovem com aversão à caixa, vale investigar qual tipo de areia ele usava em sua residência anterior, se possível. 

Além disso, algumas enfermidades, como diabetes, problemas gastrointestinais e doenças renais, podem induzir os gatos a urinar e/ou defecar com mais frequência. Vale lembrar que medicamentos também podem ter este efeito. É preciso entender, ainda, que a tolerância de um gato a determinada situação pode mudar com os anos. Basicamente, um gato que tolerou uma caixa ruim durante 14 anos pode decidir não tolerá-la mais ao completar 15 anos.

  1. Diferentes abordagens funcionam para diferentes gatos

Existem regras pesquisadas por especialistas em comportamento e veterinários. No entanto, para cada regra, há um contingente de gatos que não se incluem. Se tudo o que você está fazendo funciona para seus gatos – siga em frente. Mas entenda que eles podem estar apenas suportando aquele cenário.

Algumas regras úteis para caixas de areia:

  • A maioria dos gatos prefere areia sem cheiro, nem muito fina, nem muito grossa, e que forma torrão. Ainda assim, todos os gatos são indivíduos e têm suas próprias preferências, que podem ser baseadas em exposição precoce ou apenas propensão individual.
  • Alguns gatos preferem caixas de areia cobertas, já que presumivelmente oferecem privacidade e sensação de segurança. Dito isso, muitos gatos não se importam, e a maioria prefere caixas descobertas.
  • Em ambientes multi-gato, produtos como o difusor de feromônio Feliway Friends podem reduzir a ansiedade em torno da caixa.
  • Não “enterre” o gato em 18 cm de areia ou seja muito mesquinho, colocando menos de um 1 cm. Em média, use de 2 a 6 cm.
  • As caixas de areia não devem estar próximas da comida ou da água.
  • Se o gato pula na caixa, faz o que tem que fazer e imediatamente sai, ele está demonstrando que tolera a situação, mas não gosta da caixa ou ela não está limpa o suficiente.

 

Dica da Tia Lets

Não é a primeira vez que este assunto aparece aqui no blog da Tia Lets, mas as dúvidas sobre a caixa de areia são muito frequentes entre os tutores de gatos. Recentemente, começaram a aparecer no mercado “banheiros” supostamente “inteligentes” para gatos, que atendem muito mais a um desejo estético e de status dos tutores, do que oferecem ao felino a oportunidade de expressar um comportamento natural. Isso pode gerar uma escalada de stress nos animais ao longo do tempo, ainda que inicialmente eles pareçam se adaptar. Portanto, informação de qualidade, como a que selecionamos acima, nunca é demais.

O jeito certo de limpar uma caixa de areia

Para fechar o artigo de hoje, a orientação é usar água quente com sabão neutro suave para a limpeza periódica (pelo menos uma vez por mês) das caixas de areia. O olfato dos gatos é muito mais avançado do que o nosso. Um odor que nos parece ótimo, para eles pode ser muito ofensivo. NÃO use vinagre, limpadores domésticos comuns e com odores cítricos para limpar a caixa de areia e o piso sob ela.

Traduzido, editado e adaptado do artigo “What You’re Doing Wrong With Your Cat’s Litter Box”, de Steve Dale – Catster Magazine.

Comentários do Facebook
40 Comentários
  • Shirlley Duarth Monteiro
    Postado em 14:40h, 21 dezembro Responder

    Minha gata antes fazia cocô e xixi na caixa , daí eu sempre limpo retirando as fezes e urina e coloco mais areia , porém comecei a comprar areia com cheiro e misturei com a normal , mas ultimamente ela não faz mais cocô de forma alguma na caixa ,apenas xixi …mesmo ficando trancada dentro de casa um tempão , fico preocupada pq coitada ficar um tempão sem fazer o cocô , porém descobri que tem uma parte de Areia no quintal que ela está defecando lá …. será que é por isso ? O que devo fazer ?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 21:04h, 08 janeiro Responder

      Olá, Shirlley, os gatos preferem areia sem cheiro e a sua gata pode ter parado de usar a caixa por causa disso. Há várias opções sem odor no mercado. Você deve buscar também uma areia que tenha a consistência o mais próximo possível do que ela encontra no quintal, com grãos finos. No caso da sua gatinha, seria importante entender se a localização, a quantidade e o tamanho da caixa estão inadequados para ela. Por fim, a quantidade de areia deve ser colocada de forma a permitir que ela enterre adequadamente suas necessidades.

  • Stephanie
    Postado em 12:43h, 03 janeiro Responder

    Troquei a areia do meu gato, por uma biodegradável que dá para jogar no vaso sanitário. De início só fazia xixi e o coco fazia fora, mas dessa semana pra cá , o xixi tbm ele está fazendo fora. Deixo a minha caixa no box do banheiro.

    • Letícia Orlandi
      Postado em 21:00h, 08 janeiro Responder

      Oi, Stephanie, sempre que um gatinho faz as necessidades fora da caixa de areia, é importante verificar a saúde dele. Além disso, toda troca de areia deve ser gradual, ao longo de algumas semanas. No seu caso, é necessário avaliar também se o tamanho da caixa está adequado, se o local atende às necessidades do gato (é bem provável que não) e se é possível acrescentar uma caixa em outro local da casa, mesmo tendo um gato só.

  • Risolene Andrade
    Postado em 22:57h, 14 janeiro Responder

    Passei um mês fora e meus gatos ficaram sob os cuidados de um dos porteiros do prédio onde moro.
    Desde q voltei, meu gato não faz cocô todo dia como fazia antes. Está demorando uns 3 dias e sempre fora da caixa.
    Já levei ao veterinário q detectou inicialmente, sedimentos na bexiga e fez o tratamento para tal. Medicando e mudando a ração.
    O xixi ele faz na caixa mas, o cocô não..
    O q fazer para ele voltar a fazer cocô na caixa?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 12:19h, 16 janeiro Responder

      Olá! Recomendo a contratação de profissional capacitado (pet sitter/cat sitter) para cuidar de seus gatos na sua ausência e nunca deixá-los sozinhos mais do que 24h. Ele pode ter dado sinais de que algo estava errado durante sua ausência, inclusive. O mais importante agora é o acompanhamento veterinário, para depois avaliar se é possível colocar mais caixas de areia (mantendo a original e colocando outras em outros lugares), alterar a areia utilizada, mas isso deve ser feito de forma gradual e orientada. A saúde em primeiro lugar. Converse com seu veterinário e, se possível, consultor comportamental.

  • Antonia maria da silva santos
    Postado em 23:27h, 15 janeiro Responder

    Minha gata,So quer fazer cocô no chão do banheiro,outro dia o banheiro tava fechado ela frz na pia da cozinha,ela tem a caixinha de areia dela,Não sei mais o que fazer.

    • Letícia Orlandi
      Postado em 12:21h, 16 janeiro Responder

      Olá, ela pode estar insatisfeita com a caixa de areia dela, mas pode também ter algum problema clínico relacionado. Sugiro fazer acompanhamento veterinário e buscar uma consultoria para entender a causa.

  • Antonio Bubach
    Postado em 13:09h, 19 janeiro Responder

    Tenho dois gatos, Moro numa chácara com um quintal com vários pontos para que eles façam suas necessidades. A minha mais velha (tem pouco mais de 1 ano e meio) nunca fez na varanda de casa (onde eles dormem), muito menos dentro, sempre fez no quintal. O meu mais novo (tem menos de 4 meses) sempre faz na varanda. Como a gente faz as refeições na varanda, tava ficando chato chegar lá pra almoçar e ter as necessidades dele.
    Decidimos que seria melhor deixar eles dormirem do lado de fora, numa área aberta, mas com cobertura. Reparei que ele estava fazendo as necessidades no quintal e cogitei deixá-los na varanda de novo, mas hoje, depois de 15 dias com eles ficando praticamente só lá fora (exceto quando estavam comigo, no meu quarto) meu mais novo fez as necessidades na varanda de novo.
    Gostaria de saber o que pode ser e como posso proceder, porque meu pai está cogitando doar ele e eu não quero nem pensar nessa possibilidade.
    Inclusive, um ponto que talvez colabore com essa situação é que a minha mais velha (que é mãe do meu mais novo) está afastando ele, rosnando e até batendo. E meu pai também não colabora, ele é bem rude com ele, não chega a bater, mas bate o pé perto, grita, faz barulho. Já falei com ele sobre isso e ele faz pouco caso.
    Vale ressaltar que aqui na minha cidade, é bem difícil achar um veterinário, principalmente algum que não queira extorquir.
    Enfim, preciso de algum direcionamento, ficarei muito grato com qualquer ajuda 🙂

    • Letícia Orlandi
      Postado em 18:37h, 29 janeiro Responder

      Olá, Antônio, a situação é grave e eu recomendaria, pelo menos, que fossem interrompidas imediatamente as punições, broncas, ameaças e possíveis agressões. Além disso, colocaria caixas de areia grandes, com areia sanitária própria para gatos com grãos finos, na varanda. No entanto, considere a hipótese de buscar ajuda profissional para este caso, que pode afetar bastante o bem-estar dos animais.

  • RUBIANE MARAFIGO
    Postado em 00:46h, 04 fevereiro Responder

    Tenho um gato e uma gata. Jorge desde sempre usou a caixinha certo para o xixi e cocô, mas a Tereza não usa nunca para o cocô, ela sempre faz no mesmo lugar, ao lado da caixa. Já troquei a caixa, coloquei mais caixas, troquei o tipo de areia, a levei no veterinário, usei educador higiênico e nada faz com que ela use. Ela teve uma gestação recentemente e os dois filhotes também não usam a caixa. Estou perdida

    • Letícia Orlandi
      Postado em 18:52h, 04 fevereiro Responder

      Você já tentou colocar a caixa vazia, ou com jornal, ou ainda com bem pouquinha areia? Tentou caixas bem grandes? Além disso, oriente-se com seu veterinários sobre os benefícios da castração. Importante também não repreender ou brigar com ela, porque só piora ou mantém o quadro.

  • Marcela
    Postado em 07:43h, 16 junho Responder

    Minha gata gata sempre fez xixi e coco no lugar certo, de uns tempos pra cá durante a noite é apenas durante a noite ela resolveu fa34 no chão do meu quarto sempre no mesmo lugar, durante l dia faz normal na caixinha, o que devo fazer?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 15:16h, 16 julho Responder

      Oi! Se ela fazia antes e parou, o primeiro passo seria realizar uma consulta com um veterinário, preferencialmente especializado em felinos.

  • raianne
    Postado em 08:27h, 25 julho Responder

    Boa Tarde! Adotei um filhote de um mês e pouco, me mudei duas vezes … e sempre vejo ela fazendo xixi e coco na caixa, mas de noite quando ela dorme comigo ela faz xixi na cama. Oque pode ser ?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 15:08h, 25 julho Responder

      Olá, o primeiro passo para avaliar essa situação é o contato com o veterinário de confiança, especialmente por ser apenas à noite. Facilitar o acesso à caixa de areia à noite tb pode ajudar a entender melhor o caso.

  • Fernanda
    Postado em 15:10h, 05 outubro Responder

    Adotamos dois gatinhos de uma ninhada que a mãe tinha abandonado há duas semanas, eles tem mais ou menos um mês e meio. Eles não ficam no mesmo ambiente pois um ficou comigo e um com meu irmão, mas tem as mesmas coisas, sendo a mesma ração, mesma caixa de areia, mesma cama, coberta e brinquedos. Ambos miam muito quando querem ir ao banheiro, mas um deles usa a caixinha de areia normalmente, a outra, usa a caixinha de areia só quando colocamos ela dentro, quando não estamos vendo, ela se dá ao trabalho de subir na cama (que é alta), fazer as necessidades e descer, geralmente quando ela faz isso, ela não faz nenhum barulho e sendo um hábito noturno. Conversei com a veterinária dela por medo de ser algum incômodo mas ela apenas diz que os filhotes estão saudáveis. Não tem nada que façamos, limpamos, trocamos de areia, utilizamos spray de não pode e pode, que funcione com essa filhote. O que eu posso fazer?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 15:21h, 05 outubro Responder

      Olá, Fernanda! Alguns gatinhos precisam de um tempo para esse aprendizado. Se a veterinária já descartou problemas físicos, eu recomendo colocar mais caixas de areia disponíveis no local, com as bordas baixas, e substratos (areias) diferentes (sempre sem cheiro) em cada uma das caixas. Além disso recomendo fortemente que não use esses corretores disponíveis no mercado, ele apenas PIORAM o problema e tornam esse momento muito mais estressante para um gatinho que já está vivendo o desafio de se desenvolver sem a mãe gata. Parabéns pela atitude de acolhimento. Faça o teste com várias areias para ver qual areia e qual localização de caixa ele prefere. A caixa deve estar em um local bem tranquilo. Na cama, coloque uma proteção de plástico e realize a limpeza dos tecidos atingidos com limpador enzimático, de preferência.

  • Ana
    Postado em 08:32h, 05 novembro Responder

    Olá, tenho uma gatinha pequena com 5 meses. Ela costuma fazer as necessidades na caixa de areia, mas recentemente quando eu estou mais tempo a beira dela, ela faz num tapete, sempre o mesmo tapete. Fez isto duas vezes e em ambas as vezes eu estava à beira dela… Tinha a caixa de areia no fundo da divisão e estava limpa… Será que me poderiam ajudar?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 10:08h, 05 novembro Responder

      Olá, pode ser que ela esteja se sentindo um pouco intimidada com a posição em que a caixa está atualmente. Seria importante fazer um teste: manter a caixa atual exatamente onde está e ACRESCENTAR uma nova em outro local, bem tranquilo, para que ela tenha opções.

  • Gabrielly Gusmão
    Postado em 07:15h, 26 fevereiro Responder

    Minha gatinha tem 4 meses e sempre fazia as necessidades na caixinha de areia, até a última semana quando a cachorrinha nova chegou e ela passou a ter dor de barriga e quer sujar diversas partes da casa, como o sofá e os tapetes. Acredito que ela esteja muito estressada visto que quando a cachorra começar a latir ela fica bastante nervosa, poderia me ajudar? O que faço pra ela parar de sujar as coisas pra voltar pra caixinha. Tenho estado observando ela, toda vez que ela come eu a coloco na caixinha, mas isso fica meio difícil durante a noite.

    • Letícia Orlandi
      Postado em 08:45h, 26 fevereiro Responder

      Olá, Gabrielly! Seria importante voltar alguns passos e realizar uma introdução mais lenta e gradual da cachorrinha, preservando os espaços da gatinha. Se as fezes mudaram de consistência, é muito importante consultar o veterinário e avaliar se há alguma verminose envolvida, ou outra questão clínica. Isso é fundamental, sabe? Coloque alguns portões na casa, de forma que a gatinha se sinta mais segura em alguns locais; e coloque caixas de areia nesses cômodos ao quais a cachorro não tem acesso. Em casas com cães e gatos, verticalizar (fornecer muitos lugares para a gata ficar em um local elevado, sem acesso do cão) costuma ser uma boa opção. No entanto, essas são apenas orientações gerais. Procure um profissional para uma consultoria.

  • Maria Heloísa
    Postado em 22:53h, 24 março Responder

    Boa Noite!
    Eu tenho uma gatinha a Lilica,ela tem 5 meses,ela usa a caixa de areia, PORÉM eu encontro as vezes cocô no chão, já troquei o tipo de areia,o tamanho da caixa.
    o que posso fazer pra que ela não faça isso???

    • Letícia Orlandi
      Postado em 08:34h, 25 março Responder

      Olá, Maria Heloísa! Você pode colocar uma segunda caixa (ao lado desta que já existe), porque muitos gatinhos preferem fazer o xixi em uma e o cocô na outra; e pode também colocar duas caixas em outro ponto, mais tranquilo, da casa. Não deixe de consultar também o veterinário.

  • Amanda Xeres
    Postado em 01:22h, 09 maio Responder

    Olá, meu gato quando veio morar comigo fazia as fezes e enterrava normalmente, mas depois ele começou a ter dificuldades, sempre suja a pata com as fezes, e ao invés de enterrar ele fica raspando a pata nos lados da caixa, no chão, na parede, no ar, mas nunca na areia, já troquei a areia por mais grosa, por mais fina, e já troquei a caixa por uma maior, mas continua acontecendo, qual indicação a fazer?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 09:19h, 09 maio Responder

      Olá, Amanda! Quantos anos ele tem? Já passou por um check-up veterinário? Ele pode estar sentindo dor nas patinhas. Além disso, procure colocar outras caixas, grandes, e com substratos diferentes, para permitir que ele demonstre sua preferência.

  • Andreza da Silva Santos
    Postado em 13:16h, 10 junho Responder

    Olá! Meu gatinho tem 1 ano e 8 meses, quando eu o trouxe la pra casa ( com 1 ano e 6 meses) ele fazia todas as necessidades corretamente. Porem, de umas semanas pra cá, ele começou a fazer coco fora da caixa de vez em quando , bem ao lado, so que não são todas as vezes. e também reparei que ele passou a miar mais na hora de usar a caixa.
    será que ele está só incomodado com a areia?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 13:19h, 10 junho Responder

      Oi, Andreza, se não houve alterações recentes na caixa ou na areia, essa mudança repentina pode estar ligada a alguma questão clínica. Você já levou ao veterinário?

  • Barbara
    Postado em 14:02h, 06 novembro Responder

    Moça me ajude, eu adotei um gato de rua filhote, na época tinha cerca de 3 meses. Atualmente está com 11 meses e nada mudou. Ele usa normalmente a caixa de areia dele, eu to sempre limpando durante o dia, sempre que vejo que ele usou, vou la e tiro, lavo troco tudo semanalmente.
    O que acontece é que ele quase sempre que faz cocô na caixa de areia, quando vai enterrar ou ele pisa no cocô, ou joga o cocô todo pra tudo quanto é lado, até os dois. E é complicado, pq suja o chão todo. Atualmente esta utilizando a caixa de areia “fechada” de filtro que comprei, justamente para não jogar cocô na parede e tentar conter lá dentro os dejetos.
    Ja mudei a areia algumas vezes, e as caixas de areia também, só tenho ele de pet em casa, gostaria de saber se existe alguma solução para isso. Até deixo aparadinho os pelinhos da pata e da perna para ver se diminui tbm, pq acaba que ele fica sujo de cocô na pata e nas perninhas dele, e ele não gosta muito sabe que pegue ele para limpar, fica muito agitado. Nem
    Mesmo com lencinho.

    • Letícia Orlandi
      Postado em 18:06h, 08 novembro Responder

      Olá, Bárbara, sugiro que você mantenha a caixa que ele já usa e coloque, ao lado, uma caixa bem grande, como essas que vendem para misturar massa em casas de material de construção, ou também caixas maiores vendidas em pet shop (bem grandes mesmo), oferecendo mais espaço para que ele possa se posicionar e expulsar as fezes sem que encoste no pelo. Além disso, recomendo que leve ao veterinário o quanto antes, para verificar se há alguma questão clínica tornando as fezes mais amolecidas e, portanto, facilitando com que a sujeira se espalhe. Para a limpeza, recomendo uma consultoria para fazer um treinamento desde já. Quanto antes, melhor.

  • Julia
    Postado em 23:19h, 05 dezembro Responder

    Minha gata as vezes faz fora ou dentro, quando ela faz fora é literalmente do lado da caixa. Tentei de tudo e não sei o que fazer.

    • Letícia Orlandi
      Postado em 15:05h, 07 dezembro Responder

      Olá, Júlia, você tentou colocar uma caixa maior? Bem maior que a atual? Vale também testar outros tipos de areia e fazer o check-up veterinário.

  • Yasmin v.
    Postado em 00:33h, 14 março Responder

    Olá eu tenho 4 gatos , no ano passado tive a minha quarta gatinha que é a mais nova a duas semanas atrás ela fazia suas necessidades todo dia na caixa de areia só que depois de uma semana eu descobri que a minha outra gata era agressiva com a mais nova, simplesmente ela batia na mais nova toda hora e hj em dia a gatinha está fazendo suas necessidades fora da caixa de areia e suas necessidades estão moles queria uma ajuda também que a maioria dos meus gatos fazem o mesmo, quero resolver isso logo pq já faz 4 anos .

    • Letícia Orlandi
      Postado em 12:39h, 14 março Responder

      Olá, tudo bem? A primeira medida que recomendo, especialmente no caso da gata mais nova, é um check-up veterinário, com realização de exames detalhados. Uma outra medida importante pode ser aumentar o número, distribuir em mais locais e ampliar o tamanho das caixas de areia, além de avaliar o tipo de substrato que você está usando. No entanto, isso não pode ser feito de forma aleatória, é necessário que um profissional qualificado avalie o ambiente e as relações entre os gatos, para propor mudanças efetivas.

  • Anne
    Postado em 19:28h, 24 agosto Responder

    Meu gato faz cocô e xixi na caixa de areia normal, mas quando termina ele sempre faz o movimento de cavar fora da caixa ou dos lados e não tampa o cocô de fato. Eu que acabo enterrando toda vez. Tem alguma coisa errada?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 15:16h, 25 agosto Responder

      Olá, isso é observado em casos de rejeição ao tamanho da caixa e ao tipo da areia; e mesmo quando, para os padrões olfativos do gato, a areia está “suja”. Em alguns casos, mesmo depois que todos esses aspectos são resolvidos, o gatinho mantêm esse hábito, mas são minoria.

  • Adriana
    Postado em 22:37h, 17 outubro Responder

    Minha gata tem 10 anos. Ao longo dos anos sempre fez as necessidades na caixa, mas se deixássemos a porta do banheiro aberta era certo que ela defecaria no boxe. Agora faz um mês que ela parou de usar a caixa e faz cocô na sala e as vezes também urina na sala, se tornou um habito. No inicio eu brigava com ela, ela levava uns dias usando a caixa e ai voltava de novo a fazer fora, como vi que brigar pode piorar o caso, parei de fazer isso, mas agora mesmo é piorou. Sem nenhuma bronca ela passou a fazer religiosamente no mesmo ponto da sala. Pus um objeto onde ela costumava fazer e ela passou a fazer ao lado do objeto. Já mudei a caixa por uma bem maior, já tentei mudar o substrato, a caixa está sempre limpa, longe da comida dela, longe de agitação no mesmo local de sempre, não tem animais novos e ela está saudável. Já não sei mais o que fazer com esse hábito. A nossa suposição foi que incluimos um novo sachê na alimentação dela (o veterinario indicou pra aumentar a ingestão de agua) mas ela viciou nesse sachê e fica 24h por dia pedindo mais, e quando acaba a cota do dia de sachê e ela pede desesperadamente e não damos ela defeca fora. É sempre na mesma situação: chega a noite e ela pede o sachê, não damos, ela vai la e defeca minutos depois. Decidimos não dar mais o sachê pra ver se ela esquece e volta ao comprotamento normal, mas já tem uma semana que paramos e o comprotamento continua. O que mais podemos fazer? Estou bem desesperada com isso porque além de defecar fora e fazer sujeira temos um cachorro com coprofagia e é muito difícil manter ele longe.

    • Letícia Orlandi
      Postado em 16:15h, 25 outubro Responder

      Olá, Adriana, é muito importante fazer um check-up completo na saúde dela, incluindo saúde oral, urinária e digestiva, porque este comportamento pode indicar uma causa clínica. Lembre-se também de que dar broncas só vai piorar a situação. Procure oferecer uma rotina com atividades prazerosas, como brincar e escovar; e seria importante manter algum tipo de alimento úmido na dieta dela. Caso o cachorro tenha o hábito de ficar esperando pela gata na caixa de areia, pode ser que ela esteja evitando o local por isso também. Aqui no site tenho também indicações sobre a caixa de areia ideal, espero que ajude.

  • Rayssa dutra
    Postado em 13:40h, 30 abril Responder

    Adotei um gato ele tem 2 meses e meio, ele sempre faz cocô dentro da caixa, só que quando ele faz cocô ele sai arrastando o bubum no chão da casa e seja tudo, as fezes dele estão escuras e moles, eu dei remédio de verme a ele, mas eu gostaria mesmo de saber o motivo dele defecar e sair arrastando o bubum no chão da casa. Pode me ajudar e me dizer o que eu posso fazer para que ele pare com isso?

    • Letícia Orlandi
      Postado em 14:41h, 06 maio Responder

      Olá, é indispensável checar com o veterinário de confiança, porque esse comportamento está geralmente associado à presença de parasitas. Pode ser necessário um vermífugo específico, por exemplo, uma das suspeitas seria a giárdia; mas apenas o veterinário pode confirmar e recomendar o tratamento.

Deixe um Comentário

Pet mau comportado — pirraça ou pedido de socorro? Ano novo, caixa de areia nova! Guia de fim de ano para quem tem pet Gatos e árvores de Natal: convivência impossível? 10 fatores para o sucesso na introdução de um novo gato