Enriquecimento felino

Enriquecimento felino

O que está faltando na rotina do seu gatinho e dos gatinhos que você cuida?

O dicionário define “enriquecer” como “tornar rico ou mais rico especialmente pela adição ou aumento de alguma qualidade, atributo ou ingrediente desejável”. Se você é cuidador ou tutor de gatos, com certeza vai gostar de saber que pode tornar a vida deles mais rica, certo?

Então, qual é o “ingrediente em falta” na sua rotina de cuidados para tornar os gatos que você ama mais felizes e saudáveis? Enriquecimento.

O enriquecimento ambiental é dividido em cinco grandes grupos, com distintas subdivisões, de acordo com Bloomsmith, Brent & Schapiro (1991):

Físico (estrutura do local), Cognitivo (introdução de atividades que desenvolvam o intelecto e a exploração), Social (interação dos indivíduos inter-espécies ou intra-espécies), Alimentar (variação da alimentação e a introdução de formas de alimentação indireta, em que ele é estimulado a procurar esse alimento) e Sensorial (oferta de recursos que estimulam os sentidos, podendo ser olfativo, visual, auditivo, gustativo e tátil).

Vários parâmetros são utilizados para analisar se a interação com o enriquecimento está sendo positiva e trazendo benefícios, como a observação de aumento a frequência do comportamento exploratório, interação social, comportamento de vigília, células sanguíneas, hormônios, vocalização, dentre outros, sendo o comportamento exploratório um dos parâmetros mais utilizados. 

No caso dos gatos, o blog da Pet Sitters International, entidade da qual sou membro há mais de um ano, destacou três atividades dentre as possibilidades das cinco dimensões: atividade física, atividade exploratória e atividade social. 

Vamos saber mais sobre essa proposta de enriquecimento ambiental felino. 

icone - list - patinhaAtividade Física. Comida, água e limpeza da caixa de areia podem ser os itens básicos da sua lista de tarefas para gatos, mas não se esqueça de eles também precisam de exercício. A premiada especialista em felinos Dra. Letrisa Miller recomenda 30 minutos de atividade moderada por dia para a maioria dos gatos. Enriquecer é brincar: assegure-se de que os gatos tenham vários brinquedos e faça o rodízio com frequência. Sacos de papel pardo e caixas vazias são excelentes – e baratas – ferramentas de exercício. Varinhas de gato e brinquedos a laser também podem ser uma maneira divertida de incentivar seu gato a se exercitar. Se você usar um brinquedo a laser, tenha cuidado para não direcionar a luz nos olhos do gato e sempre dê algum tipo de brinquedo ou petisco que eles possam “pegar” durante  a brincadeira, ou pelo menos no final, para evitar a frustração por não conseguir pegar o raio de luz.

 

icone - list - patinhaAtividade exploratória. Atividades e jogos que permitem que os gatos explorem e também utilizem suas habilidades de resolução de problemas são necessários para o enriquecimento. Tenha em mente que os gatos são caçadores por natureza e precisam de oportunidades para perseguir e atacar. Os brinquedos e comedouros lentos que distribuem alimentos são uma forma de permitir que os gatos explorem e “cacem”. Mas, mesmo sem um brinquedo ou comedouro especiais, é fácil incentivar os gatos. Promover uma “caça ao tesouro” pela casa, com o petisco favorito, vai deixá-los entretidos por algum tempo. Outra forma de exploração importante para os felinos é a escalada, seja por meio de móveis próprios para gatos ou prateleiras instaladas nas paredes.

icone - list - patinhaAtividades sociais. Embora considerados mais solitários do que os cães (na verdade, o ideal seria não fazer esse tipo de comparação), a socialização com humanos é muito importante para o enriquecimento da rotina dos gatos. MAS há uma observação muito importante sobre isso: não force um gato a se aconchegar com você. Os felinos podem experimentar estresse agudo quando pessoas os forçam a interagir de uma maneira que seja boa para o humano, mas não para o gato. É importante conhecer seu gato ou os gatos que estão sob seus cuidados e perceber o seguinte: o que é uma fonte positiva de enriquecimento para um, não necessariamente é para o outro. Realizar treinos, ensinar comandos (com uso do clicker, por exemplo), brincar com varinhas e bolinhas, elogiar e dar petiscos de forma bem próxima ao bichano (se assim ele permitir) são formas de enriquecimento social e fortalecimento de vínculos.

Lembre-se de que você deve incorporar novas atividades lentamente e observar as respostas do gato, sem desrespeitar limites e provocar stress além daquele que é considerado saudável em um processo de aprendizado. 

Dica da Tia Lets

Existem outras formas de enriquecer a rotina e o ambiente em que seu gato vive. As atividades citadas aqui foram destacadas pela PSI como possíveis de serem oferecidas tanto pelo tutor, quanto durante uma visita de cat sitting. Neste post sobre enriquecimento ambiental e neste post sobre o estilo de arranhar do seu gato, você encontra mais referências. Vale também uma visita ao meu perfil no Instagram, em que sempre estou compartilhando dicas; e meu canal no YouTube, em que ensino a produzir uma caixinha de papelão que serve para seu gatinho dormir, se esconder e brincar.

Comentários do Facebook
Nenhum comentário

Deixe um Comentário